Logo BID
  • Historias
  • Gobierno 2.0
11 Dic 2015

Minas Gerais tem novo Portal da Transparência

Lina Rojas | https://twitter.com/linarouge
Consultora en GobAPP Laboratorio de Ideas BID.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais e da Prodemge, lançou o novo Portal da Transparência do Estado. Criado com o objetivo de dar mais transparência às ações da administração pública estadual, o Portal da Transparência propicia o acompanhamento das ações financeiras do Estado por parte do cidadão e auxilia no combate à corrupção. Ele foi totalmente reformulado e agora conta com novas funcionalidades, várias formas de consulta e a possibilidade de interação com redes sociais.

Portal da Transparência  do Estado de Minas Gerais

Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais

Para se ter uma ideia da importância desse portal, apenas em janeiro de 2015, foram registrados mais de 50 mil acessos. Agora, está ainda mais simples o acesso à informação, sendo que o cidadão poderá fazer downloads dos arquivos e exportá-los para planilhas. A reestruturação do site estava entre as medidas detectadas em um diagnóstico realizado pela CGE-MG para melhorar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em Minas.
Lei de acesso à informação (LAI)
A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas. Por isso, a CGE, tem entre outras competências, a de realizar atividades de auditoria e fiscalização nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário do Estado.

Para obter mais informações, visite Prodemge

Logo yoGobierno